quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Universo Desconstruído

Eu juro que não estou a tornar o meu blogue numa página de lançamentos de livros, mas acontece que há vezes em que eles se sucedem e eu acho que merecem um artigo.

Depois do meu espanto em ver uma pequena editora portuguesa lançar um ebook de ficção científica (embora até agora a história não ser nada de especial), é a altura de uma autora de um blogue meter as mãos na massa com o mesmo objectivo. "Tudo começou pelo Twitter." Diz ela. Farta de ver uma uma ficção científica sempre igual, produzida por homens, para homens e sem referências a questões de género, sexualidade ou de racismo.



Decidiu fazer então uma colectânea que obedecesse a alguns princípios:

Inverter papéis;
Evitar a sexualização da mulher;
Evidenciar a opressão de género;
Abordar questões raciais e de classe;
Mostrar mulheres como indivíduos activos, líderes, guerreiras;
Evidenciar os problemas que temos em relação ao machismo, homofobia, transfobia, racismo, etc;
Transgredir os estereótipos femininos e masculinos comumente explorados na FC, sem que isso signifique desqualificar o gênero masculino;

Daí resultou uma obra de 10 contos de download gratuito ou em formato físico através do Clube dos Autores. Os autores desta antologia são:Alex Luna, Aline Valek, Ben Hazrael, Camila Mateus, Dana Martins, Gabriela Ventura, Lady Sybylla, Leandro Leite, Lyra Libero, Thabata Borine e Tais Fantoni, autora da ilustração da capa.

Informação retirada daqui.

5 comentários:

  1. Olá Carlos.

    Dará para uma leitura conjunta ?

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Cruzes, está aí algo que até tenho medo de ler, a imaginação da ficção refém de disparates políticos de extrema-esquerda.

    ResponderEliminar
  3. Isto diz-me que fiz o download do arquivo... mas não vejo o e-book em lado nenhum. Devo ser mesmo lerda xD

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente tens de deixar a aplicação escrever no teu mural de facebook para fazeres download. O que eu fiz foi enviar um email à organizaçao e eles enviaram-me por correio electronico..

    ResponderEliminar
  5. "a imaginação da ficção refém de disparates políticos de extrema-esquerda"

    A única coisa que eu posso dizer, Flávio, é que leia a coletânea antes de julgar um livro pela capa. Você verá que não é um bicho de sete cabeças, verá que feminismo não é um disparate, tampouco verá algum posicionamento político de extrema-esquerda, já que o propósito do Universo Desconstruído (tal como está na apresentação) é quebrar estereótipos negativos e restaurar o caráter crítico da ficção científica que foi perdido nos últimos anos.

    Nunca julgue um livro pela capa. Você pode se surpreender com o conteúdo.

    Agradeço o post e a propaganda pela oportunidade de mostrar nosso trabalho.

    Grande abraço!

    momentumsaga.com

    ResponderEliminar