domingo, 8 de setembro de 2013

Colónias em Vénus


Bem vindos a um planeta com uma atmosfera 90 vezes mais densa do que a da Terra, com uma pressão à superfície igualmente superior e uma temperatura média a rondar os 400ºC. Com tantas nuvens tão reflectivas que a superfície do planeta está constantemente nas trevas. Para além disso, chove ácido sulfúrico e o ar é tóxico. Crê-se que não tem actividade vulcânica permanente. O planeta vai acumulando calor até chegar a um ponto crítico em que a crosta se torna frágil e toda a superfície do planeta é renovada ao mesmo tempo num grande mar de rocha fundente. 



A mim parece-me a descrição do Inferno, mas na realidade trata-se do planeta Vénus. E mais surpreendente ainda é que há quem pense colonizá-lo.


Um dos principais problemas é a pressão e a temperatura, causada pela espessa atmosfera que envolve o planeta. Uma das soluções seria as colónias situarem-se 50km acima da superfície, acima das nuvens, tirando partido da grande densidade dos gases para construir cidades flutuantes. Se a atmosfera é cerca de 90 mais vezes densa que a Terrestre, poder-se-iam fazer cidades 90 vezes mais densas que um zeppeling.

As vantagens não se acabam por aqui. A atmosfera tem na sua composição abundância de átomos necessários à vida humana (carbono, azoto, enxofre, oxigénio e hidrogénio) e a gravidade sentida é 90% da da Terra (dá para levantar coisas mais pesadas). O ar respirável sintetizado a partir da atmosfera venusiana serviria para dar à cidade a densidade desejada, não havendo necessidade de grandes reservatórios de gases como acontece nos dirigíveis.



Devido à grande reflectividade das nuvens, é quase tão eficiente apontar colectores solares para baixo da cidade, como para cima. Cobrindo a cidade de cerâmica, protegendo-a do ácido sulfúrico, e estabelecendo um elevador altamente resistente à temperatura, para retirar minério da superfície, seria possível ter uma colónia auto-subsistente.

Ideias tiradas (entre outras fontes), DAQUI.


Sem comentários:

Enviar um comentário