segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Publicações de autor e a Leya


A Maria do Rosário Pedreira, editora da Leya para novos autores portugueses, queixa-se da falta de qualidade dos 150 manuscritos que recebe anualmente. O principal problema é que os jovens autores querem escrever ainda antes de terem lido o suficiente.

Um erro crasso para qualquer escritor.

A partir daí, com bastante moderação, evidencia os problemas das plataformas de auto-publicação on-line. Essencialmente, muitos dos livros não têm revisão profissional e não passa pelo crivo de um editor, nem tem a "marca" de qualidade de uma editora. E isto é tudo verdade.

Curioso é estas palavras virem de uma empregada de uma empresa que tem uma plataforma de auto-publicação on-line sem revisão, sem edição, sem capa profissional...


Mais tarde a editora diz: "Pensam que se fizerem alguma coisa da moda são facilmente publicáveis". Talvez isso aconteça porque se vê muito poucas coisas "novas" com temas fora da moda. É um erro compreensível.

Mas, a meu ver, nestas fragilidades está uma hipótese de negócio.
Imaginem uma equipa de leitores profissionais e independentes que entrasse de cabeça no mundo da auto-edição e que classificasse os livros e fizesse recomendações.

Quem compraria este serviço?
  • Leitores que gostem de arriscar em livros fora da oferta das editoras 
  • Leitores que gostem de livros low-cost (muitos dos livros auto-editados são bastante baratos)
  • Editores em busca de novos livros para o seu catálogo
  • Autores que queiram ver os seus livros validados por um organismo exterior.

2 comentários:

  1. Eu sei que isto é um bocado à parte da conversa, mas embirrei com este comentário:

    "Pensam que se fizerem alguma coisa da moda são facilmente publicáveis"

    E pensam bem. Ela que se deixe de tretas, que cada moda literária impulsiona uma porrada de autores novos para o mercado que dificilmente seriam publicados de outra forma. Se isto é bom ou mau, tendo em conta que muitos não conseguem "sobreviver" à moda, já é outra conversa, mas que é uma excelente porta de entrada, é.

    ResponderEliminar
  2. Até porque os únicos autores "novos" que vemos por aí, vêm com livros da moda.

    ResponderEliminar