sábado, 21 de dezembro de 2013

Plágios fictícios



É tão, mas tão irritante, quando escrevemos uma história, com elementos dos quais ficamos todos orgulhosos, e metemos na gaveta por ainda não ter qualidade para mostrar ao público e depois PUFF surgem esses elementos em algo muito maior. Seja o design de uma nave ou um conceito para o enredo.



Surgem logo vozinhas na mente do autor provenientes de futuros leitores a dizer: "Esta história parece mesmo aquele filme do Jonnhy Depp." E a minha resposta surge logo "Mas não, é diferente! O conceito é parecido, mas a exploração é completamente diferente." e o leitor insiste "Sim, ok, mas inspiraste-te." E o autor range os dentes a pensar "Quando escrevi a minha história nem o filme estava em produção, grrr."

Já vos aconteceu? Não vos faz diferença?

4 comentários:

  1. Sim, aconteceu-me isso com o primeiro draft do "Crónicas Obscuras - A Vingança do Lobo". Tinha uma guerra acentuada entre vampiros e lobisomens, que acabei por rescrever porque pouco depois surgiu o primeiro filme de "Underworld". -.- A versão final acabou por só ficar concluída em 2008.
    Acontece. Autores e guionistas por todo o lado lêem muitos dos mesmo livros e vêem muitos dos mesmos filmes/séries, é natural que por vezes cheguemos a conclusões similares em simultâneo.

    ResponderEliminar
  2. Já me aconteceu com um conto que publiquei e um conceito ser replicado num filme americano. Suponho que por o mesmo ter sido republicado no Brasil. É arreliante mas nada se pode fazer.

    ResponderEliminar
  3. Ainda agora me aconteceu na antologia Fénix de Natal, logo o primeiro conto da Alexandra é tão parecido com o meu que até me arrepiei a ler (bem, pelo menos o twist final ninguém mo tira. até ver). Enfim, quando falamos de obras mais extensas (romances) o que vale é que o mercado é vasto, e desde que o "plágio" não seja de uma obra extremamente conhecida, o mais certo é o leitor nem conhecer as duas obras.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por todos os comentários :) É interessante ver que não acontece só a mim.

    ResponderEliminar