segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshed

Acabei ontem de ler o Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshed para doenças Excêntricas e Desacreditadas, deliciado com os pormenores das mais incríveis doenças inventadas descobertas pelos mais diversos autores de fantasia médicos.

É com graça que me lembro que, na altura em que saiu,  várias vezes o encontrei lado a lado com livros de medicina ou auto-ajuda. É com horror que imagino o tomo nas mãos de um hipocondríaco crédulo. Por outro lado, é fascinante a quantidade de doenças que parecem inacreditáveis.

Tenho uma pequena pasta virtual onde guardo fenómenos psicológicos ditos reais que considero curiosos e que têm algum potencial para serem incluídas numa história. Aqui ficam algumas:

Síndrome de Stendhal - tonturas, enjôos, êxtases, na presença de uma grande quantidade de arte ou arte de grande beleza, especialmente quando confinada num espaço pequeno. Ocorre especialmente nas galerias Uffizi.


Síndrome de Paris - Ansiedade, alucinações, mania da perseguição, tonturas, taquicardias causado pela desilusão que Paris proporciona a quem a visita. Este fenómeno ocorre essencialmente em turistas japoneses onde no seu país de origem Paris é descrito de uma maneira irreal e endeusada.

Síndrome de Jerusalém - Conjunto de sintomas psicóticos, comportamento obcessivo em relação a algum aspecto religioso aquando de uma visita a Jerusalém. Este fenómeno afecta muçulmanos, cristãos e judeus e até pessoas que se consideravam ateias.

Delírio de Capgras - O doente acredita de um familiar, amigo ou companheiro/a foi substituído por um impostor exactamente idêntico ao substituído.

Delírio de Fregoli - Neste caso, o doente acredita que um conjunto de pessoas, é na realidade a mesma usando vários disfarces.

Delírio de Cotard - O paciente acredita que está morto, que não existe, está em putrefacção ou perder algum orgão interno. Algumas vezes pode acreditar que é invunerável.

Somatoparafrenia - Sofre desta condição quem recusa ou ignora uma parte do seu corpo, ou mesmo um dos lados deste. O doente pode inventar desculpas elaboradas sobre a quem realmente pertence o membro que rejeita ou como foi ele parar ao seu corpo.

Prosopagnosia - Incapacidade de conhecer caras.

Pareidolia - Não é uma doença, mas mais um fenómeno. Reconhecer uma cara num estímulo vágo e ambíguo (nuvens, mancha na parede, torrada...) Se pensarmos bem, para nós dois pontinhos e um traço curvo é identificado como uma cara :) Este fenómeno é um sub-tipo de Apofenia que é a percepção de padrões ou conexões em dados aleatórios. Ou será que....

Gosto muito deste último, porque considero ser uma característica humana muito peculiar. Como diria uma canção "as constelações não estão nas estrelas, mas nos teus olhos".

Sinestesia - Ter sensações não associadas aos conceitos. Por exemplo, alguém pode sentir o sabor a amoras cada vez que vê o número quatro, certos sons podem ter cores, etc.

Este é um fenómeno físico, mas merece também estar aqui:

Insensibilidade congénere à dor - Existem pessoas (ou famílias de pessoas porque é hereditário) que são fisicamente incapazes de sentir dor, pelo que facilmente se põem em situações de perigo como morder a própria língua ou partir braços e não os tratar ou até mesmo meter a mão numa chapa quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário