quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O fim da Tarja

Recebi há um dia um e-mail da Editora Estronho que gostaria de partilhar.

É um pouco longo, mas vale a pena ser lido.




"Na última semana tivemos uma péssima notícia para quem realmente gosta e batalha pela publicação de literatura fantástica de qualidade no Brasil (e também em Portugal, por que não dizer?). A Tarja Editorial, uma das melhores editoras do gênero, no que se refere a qualidade literária, anunciou o encerramento de suas atividades.

Os motivos que levaram a essa decisão, são muito bem compreendidos por nós da Editora Estronho. Além da falta de apoio das grandes livrarias, que só dão destaque a livros de editoras que estejam dispostas a pagar algo entre 3 e 15 mil reais para terem seus livros em posições estratégicas dentro de cada loja, temos o grande e velho problema do preconceito com novos escritores. E parte desse preconceito é até justificável...

Explico... Nos últimos dois anos (talvez mais), surgiram "editoras" de todos os tipos. Algumas explicitamente comerciais, que "selecionam" textos sem o menor cuidado com a qualidade literária, visando apenas cumprir a cota de que precisam para custear a publicação das antologias (no caso em que os autores precisam pagar para publicar ou são obrigado a comprar um determinado número de exemplares para participarem da "seleção"). Outras editoras, embora não cobrem nada dos autores e nem peçam para comprar exemplares, vivem na doce ilusão de que o mundo é belo e precisamos ajudar a todos, sem olhar a quem. Ok, isso não seria problema algum se não estivéssemos falando de LITERATURA DE QUALIDADE. Conheço editores que publicam por amizade, por querer ajudar o autor, ou simplesmente porque o autor tem muitos amigos e pode vender bastante, garantindo assim que seus custos sejam pagos num curto prazo e seu catálogo vá aumentando, fazendo conta de quantidade no lugar da qualidade.

Engana-se quem acha que editores assim estão ajudando. Não é porque a familia do autor gostou do texto, que sua carreira está garantinda. Ajuda aquele editor que cobra, corrige e muitas vezes nega a publicação, pois quer que o autor melhore realmente a sua escrita. Mas enfim, isso é um outro papo...

Outro ponto que dificulta a venda de antologias, especialmente com autores novatos, é que muitos deles (não estou direcionando isso a todos, por favor, pois existem exceções) acham que porque foram publicados uma vez, ou duas, três que seja... viraram astros da literatura. Não precisam mais divulgar, correr atrás, ajudar a editora a vender. Temos casos em que os autores sequer pediram seus exemplares de direito. Casos em que o autor deixou de participar do lançamento da antologia a que fazia parte, porque preferiu ir ao lançamento de uma editora mais famosa. Outros não comparecem aos eventos, não divulgam a sua participação ou simplesmente, quando conseguem vaga em outra editora melhor, deixam de lado o trabalho feito na primeira, porque ela é "pequena, insignificante".

Não estamos dizendo que a médias e grandes editoras não fazem um bom trabalho. Não é isso, antes que alguém diga que somos contra o autor passar para editoras maiores ou com melhor apoio financeiro. Claro que não! Mas também não precisam ignorar seu passado literário, porque agora estão em outras condições mais favoráveis. Aliás, tem gente boa (editoras médias) fazendo um excelente trabalho, com um bom suporte financeiro e torcemos muito por elas, desde que mantenham a qualidade e honestidade com o autor.

Sim, o texto está ficando longo, mas é preciso...

Continuando, o que aconteceu com a Tarja pode acontecer com qualquer editora pequena e média que tenha esse perfil, como é o nosso caso. Obviamente a culpa não é só dos autores que não ajudam na divulgação e não se empenham. São vários fatores, mas os dois mais importantes são as livrarias mercenárias, o descaso de parte dos autores e a pouca procura por antologias.

E justamente para que possamos TENTAR seguir mais adiante com a Editora, e recuperar o fôlego para retornamos aos projetos com novos autores, é que estamos, infelizmente, cancelando alguns projetos e dando novos rumos a outros."


É com muita pena que vejo o projecto acabar. De lembrar que foi com a Tarja que o Fantasporto se uniu para o duplo lançamento da Antologia de Ficção Científica Fantasporto organizada por Rogério Ribeiro e foi também na Tarja que me estreei no mercado brasileiro com a antologia A Fantástica Literatura Queer - Volume Amarelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário