quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Concursos de literatura

Têm-se multiplicado nos últimos dias concursos para submissão de textos a editoras, revistas e sites. Deixo aqui os que tenho apanhado.

Começo pelo apelo do Club Otaku, um site dedicado à cultura japonesa, que decidiu pedir micro-contos (não mais de 350 caracteres) e que promete prémios para os mais votados.



Os dois seguintes são de instituições maiores e com fins lucrativos, o que tem gerado algum burburinho nas redes sociais. Uma delas por não oferecer qualquer tipo de compensação financeira (apenas a fama de publicar com a marca associada); a outra, embora ofereça um prémio pecuniário bastante bom, alguns afirmam que caso o livro tenha muito sucesso, o autor fica a perder (o autor apenas recebe mais dinheiro para além dos 3000€ após a venda de 4000 exemplares). É bastante curioso ver que a comunidade literária em que me movo se preocupa com estas questões e que a escrita é cada vez mais encarada como algo que merece recompensa monetária justa, caso os organizadores também a tenham.

Por outro lado, ambos os concursos abrem obras a um público maior que o de Portugal (a Granta pelo seu carácter internacional, o Bang! por o livro ser publicado dos dois lados do Atlântico). Síndrome do mercado "aqui ninguém nos lê", ou vontade de conquistar?

Outra questão que me fez reflectir foi um comentário da editora Safaa Dib que afirmou que poderá ser do interesse da editora publicar outras obras submetidas a concurso para além da vencedora. Isso quererá dizer que sem concurso os autores não submetem obras para a Saída de Emergência?



Sem comentários:

Enviar um comentário