segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A Noite de Lorde Byron




O que é?
A Noite de Lorde Byron é um evento que desafia um conjunto de autores a reunir-se e cada escrever um conto de terror durante a noite.

O evento terá lugar no dia 8 de Março de 2014 no Porto e em Lisboa, com começo às 20h30.

Nas primeiras duas horas e meia o espaço encontrar-se-á aberto ao público em geral. Pretende-se que seja um local de encontro entre os vários entusiastas da literatura e de troca de experiências, que temos a certeza que honrarão as conversas que Byron teve com os seus convivas.

A partir das 23h, apenas os escritores ficarão no espaço e o evento poderá ser seguido on-line.

Qual foi a inspiração para o evento?
Em 1816, Lord Byron convidou os seus amigos para uma festa na sua mansão na margem do Lago Leman, na Suiça. Nessa noite chuvosa, ele desafiou os seus convidados, de etre eles Percy e Mary Shelley e John Polidori, que escrevessem uma história de terror.

Algum tempo depois, surgiram dois clássicos da literatura: "O Vampiro" de John Polidoru e "Frankenstein, ou o Prometeu Moderno" de Mary Shelley.

Passados quase 200 anos, na Feira do Livro de Porto Alegre (Brasil), Cesar Alcázar e Duda Falcão organizaram um desafio de nome "Tu Frankeinstein" em que um conjunto de autores se comprometia a escrever um conto durante uma noite fechados na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Poderão ler resenhas à noite aqui, aqui e aqui.



Inspirados, decidimos pegar nesta ideia e reinventá-la em Portugal.

O desafio será praticamente o mesmo: escrever uma história de terror durante uma noite. Porém, queremos que este evento tenha també uma faceta pública e de encontro (autores com autores, leitores com leitores e autores com leitores e todas as demais combinações possíveis).

Mais informações no blogue e Facebook oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário